RSS

Sugestões de Leitura

11 Mai


.

Trabalho de pesquisa intensa. Através de documentos, depoimentos e imagens inéditas, o autor resgata a história de um dos baluartes do movimento espírita nacional, que mudou radicalmente a maneira de ensinar e vivenciar o Espiritismo no Brasil.

———————————————————————————

.

Sinopse

Este é um livro destinado a todos os que desejam entender o processo de comunicação com nossos irmãos do Plano Espiritual. Se o leitor participa de sessões mediúnicas, seja qual for a sua função no trabalho de assistência fraternal aos Espíritos desencarnados, nelas atendidos, a leitura desde livro será de grande utilidade. Depois de analisar encarnados e desencarnados no que tange à suas emoções, envolvidas nesses contatos, o autor sugere técnicas e recursos, baseado em atendimento dos quais participou, descrevendo o desenvolvimento do diálogo entre comunicante e esclarecedor e aborda aspectos relacionados com a linguagem, a prece, o passe e desdobramentos. Hermínio, oferece, também, orientações sobre a formação do grupo, preparo e educação de seus componentes encarnados e tece comentários sobre os desencarnados. Assim, sendo o autor um espírita de vasta experiência no intercâmbio com o plano espiritual, sua contribuição é de valor inestimável para os que já se dedicam, ou pretendem se dedicar, aos irmãos sofredores invisíveis, como médiuns de incorporação, ou esclarecedores.

——————————————————————————–

O escritor Flávio Josefo foi um historiador judeu que viveu entre 37 e 103 d.C. A sua mãe descendia da casa real hasmoneana e o seu pai foi sacerdote.
De cultura judaica, falava fluentemente o latim e o grego. Com intenso zelo religioso, era filiado ao grupo dos fariseus.
Por toda sua vida, seu povo esteve sob o domínio de Roma. Em 66 d.C. irrompeu a revolta dos judeus contra os romanos. Josefo foi enviado para dirigir as operações contra o inimigo na turbulenta Galiléia. Conquistou algumas vitórias, mas, derrotado, rendeu-se ao exército de Tito.
Com o fim da guerra, foié conduzido à capital do Império, onde lhe é conferida a cidadania romana, época em que lhe foi dado o nome de Flavio.
Em Roma, obteve uma pensão do Estado e viveu até o fim de sua vida, escrevendo a obra: História dos Hebreus, que atravessaria os séculos e chegaria até nós.
Depois da Bíblia, o livro História dos Hebreus é a maior fonte de informações sobre os impérios da antiguidade, o povo judeu e o povo romano.

Esta obra tem a seguinte apresentação dos escritos de Josefo:

1ª parte – Antiguidades Judaicas
2ª parte – Guerra dos Judeus Contra os Romanos
3ª parte – Resposta de Flávio Josefo a Ápio

——————————————————————————–

Esse livro é um clássico de espiritualidade do grande educador checo Jan Amos Comenius, numa tradução igualmente clássica do lingüista e espiritualista checo Francisco Valdomiro Lorenz (publicada uma vez em 1917).

O livro é uma metáfora sensível e de grande beleza estética, sobre um peregrino que sai para conhecer o mundo e vai se deparando com a vaidade humana, as máscaras sociais, as instituições apodrecidas e corruptas da terra e vai cada vez mais se desiludindo com o mundo. Até que ouve uma voz que o chama para dentro de si e aí tem um encontro espiritual que o faz voltar ao mundo com uma nova perspectiva: o de transformá-lo!
…………………………………………………………………………………..

Eurípedes Barsanulfo inaugura a Pedagogia Espírita no Brasil e no mundo, realizando uma experiência de vanguarda durante a vigência da Primeira República no Brasil: o Colégio Allan Kardec. Alessandro Cesar Bigheto foi beber em fontes históricas inéditas, colhendo o testemunho de ex-alunos e descendentes, além de farta documentação, para nos mostrar um Eurípedes muito adiante de seu tempo, um militante vigoroso de uma nova educação.
.
.
.
……………………………………………………………………………………

“A Pedagogia Espirita tem algo da vastidão de mares que se abrem ao infinito.Tem sabor de cores brasileiras, pois por aqui ela nasceu, embalada por ventos antigos.Tem a feminilidade da lua e a bravura libertária dos que descobrem novos mundos. É o espirito em vôo de busca e ascensão.”

Esta foi a tese de doutorado de Dora Incontri na USP, que discute as bases filosóficas e históricas da Pedagogia Espírita, desde a maiêutica de Sócrates, passando por Comenius, Rousseau e Pestalozzi, chegando à formulação prática e teórica da Pedagogia Espírita no Brasil, com Eurípedes Barsanulfo, Anália Franco, Herculano Pires e outros. Na conclusão, há o Manifesto da Pedagogia Espírita, com todos os seus princípios e aplicações.

About these ads
 
2 Comentários

Publicado por em Maio 11, 2011 in Uncategorized

 

2 responses to “Sugestões de Leitura

  1. Silvia

    Novembro 29, 2012 at 2:11 am

    Vanessa,

    Adoro assistir suas aulas, sou expositora e estou começando agora e sempre recorro aos vídeos aulas para me ajudar a preparar as aulas, além das literaturas e gostaria de saber onde consigo o vídeo apenas com o filme sobre a História de Israel da aula 12, aquele de 14 minutos, se possível por favor me indique onde baixar?

    Ficarei muito agradecida com a sua resposta.

    Grande abraço e muita luz!

    Silvia

     
  2. Solange Lopes Silveira

    Fevereiro 7, 2013 at 5:43 pm

    QUE A PAZ E A LUZ DO SENHOR JESUS PERMANEÇA COM VOCÊS! RECEBI UM E-MAIL , MAS INFELIZMENTE NÃO CONSEGUI LER POR AINDA NÃO SABER OUTRA LÍNGUA QUE NÃO SEJA O PORTUGUÊS. MAS GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LOS PELAS EXPLICAÇÕES DAS PARÁBOLAS DO MESTRE JESUS, POIS ESTOU ESTUDANDO ATRAVÉS DESTA FERRAMENTE QUE ESTÁ SENDO MUITO IMPORTANTE PARA MIM E MUITOS QUE A BUSCAM O CONHECIMENTO TAMBÉM ESPIRITUAL. GOSTARIA QUE SE FOR POSSÍVEL RECEBER UM ESCLARECIMENTO REFERENTE A PARÁBOLA “O FILHO PRÓDIGO. BEM CLARA E OBJETIVA. UM ABRAÇO!!

     

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: